Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Dor nas costas


 “Não é uma doença por si só, mas um sintoma. Seu aparecimento indica que algo está errado em algum lugar, embora nem sempre seja claro exatamente o quê.”   


Olá caro leitores!
 Hoje vamos falar sobre um problema que acomete a maioria das pessoas em algum momento ou outro, a dor nas costas. Em geral, trata-se de um problema desagradável e incômodo, causado por algum tipo de stress mecânico ou dano local, que melhora rapidamente. A postura inadequada, o stress excessivo e os problemas de desgaste podem ser, parcialmente, responsáveis. Ela afeta ambos os sexos e todas as idades, das crianças aos idosos, mas é mais prevalente nos anos intermediários.
A dor nas costas é uma das razões mais comuns pelas quais os indivíduos precisam se afastar do trabalho, especialmente em indústrias de trabalho manual pesado. Os trabalhadores da indústria da construção e os enfermeiros, que com freqüência se encarregam de levantar muito peso em posições incômodas, estão especialmente vulneráveis. É necessário um extenso treinamento para não submeter as suas costas a um stress excessivo.
Dicas para proteger as suas costas:

·       Quando estiver em pé, mantenha as costas retas, o rosto voltado para a frente e evite “se largar”;
·       Quando estiver trabalhando em uma bancada, verifique se ela está alta o suficiente para você se manter ereto, com uma postura adequada e confortável para trabalhar;
·      Manter-se parado na mesma posição por um longo período é uma causa importante de dor e rigidez, portanto evite ficar muito tempo parado.
·      Evite usar saltos altos;
·      Evite sentar-se em um banco com a coluna curvada para a frente;
·      Procure se sentar com as costas retas, mantendo a curvatura natural da sua coluna e os dois pés apoiados no chão;
·      Nunca carregue nada que seja pesado demais para você. Sempre mantenha os objetos perto do seu corpo e tente manter as cargas bem distribuídas;
·       Mantenha-se em boa forma.

Isso são algumas dicas para melhorar seu dia-dia leitores, todavia nunca se esqueça que é necessário ir ao médico regularmente para o mesmo avaliá-los!
Muito Obrigado!

Att,
Laíse Rondon Lopes - Acadêmica do curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia.



Fonte: SMITH, TONY. Guia da saúde familiar- dor nas costas. Istoé. Grupo de Comunicação Três S.A : Rio de Janeiro, 1999. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário