Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Boas Vindas!

Em primeiro lugar é fundamental nossa apresentação, não é mesmo? Pois bem, esse blog foi criado no intuído de tornar público o subprojeto PET - Saúde do Trabalhador fundado de uma parceria entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia e o Ministério da Saúde tendo com tutora a  PROFA. DRA. JANNE C. MONTEIRO, como preceptores membros da equipe de saúde da família das duas UBS trabalhadas e como alunos os seguintes estudantes do curso de Medicina da UNIR:

Amanda Bissoli
Ana Carolina Bogoevich
Ana Carolina Terra Cruz
Aline Ellen Canavez
Bruna Andrade
Cezar Augusto
Dágila Castellon
Filipe Souza
Francisco Falchetti
Gabriel Scalon Betzkowski
Leandro Gonçalves
Luena Braz
Luiza Carla
Pedro Felipe

O presente projeto intitula-se "A utilização da Referência e Contra-referência para a Notificação de Agravos em Saúde do Trabalhador: colocando em prática a Política Nacional de Saúde do Trabalhador a partir da Atenção Básica na ESF das unidades Pedacinho de Chão e Ernandes Índio" e tem como objetivo geral utilizar a rede de assistência em saúde do trabalhador do SUS existente em Porto Velho para obter a relação doença-trabalho e notificar os agravos relacionados ao trabalho dos usuários na ESF das unidades Pedacinho de Chão e Ernandes Índio. Os objetivos específicos são:



  • Selecionar os usuários que tenham hipótese diagnóstica de nexo causal relacionado ao trabalho e relacionar as principais queixas
  • Realizar um estudo para estabelecer o nexo causal da queixa com o trabalho
  • Realizar a notificação do agravo relacionado ao trabalho
  • Instruir a equipe de PSF, os alunos internos e demais alunos sobre a rede de referência no SUS em Saúde do Trabalhador e a importância do estabelecimento da relação causal doença-trabalho por parte da equipe.
  • Realizar um trabalho de educação junto à comunidade, instruindo sobre os fatores determinantes do adoecimento relacionados ao trabalho da referida comunidade e formas de prevenção.
  • Contribuir para a inserção da saúde do trabalhador, efetivamente, na atenção básica do município de Porto Velho.

Nossa problemática baseia-se na Política de Saúde do Trabalhador do SUS onde tem como norte que “a atenção integral à saúde do trabalhador implica em qualificar as práticas de saúde, envolvendo o atendimento aos trabalhadores doentes [...] às ações de promoção e proteção da saúde e de vigilância, orientadas por critério epidemiológico” (BRASIL, Portaria 1956/MS, 2004). 

A partir de agora postaremos todas as atividades, resultados e dificuldades encontradas na elaboração desse trabalho por nossa equipe. Críticas, sugestões e dúvidas serão bem vindas. Você pode entrar em contato conosco através do email petsaudeunir@gmail.com .

att,

Gabriel Scalon Betzkowski


Nenhum comentário:

Postar um comentário